sábado, 19 de novembro de 2011

11 semanas e essa AZIA, hein?

Se eu soubesse que ia sofrer com azia eu pedia pra parar o bonde pra que pudesse descer, todos os dias sou agraciada com essa belezura que queima meu esôfago pra lembrar que tenho estômago, então andei pesquisando pra descobrir como evitar sem MEDICAMENTO, e encontrei esse texto:azia_gestante

A queimação no estômago é uma sensação que incomoda muitas gestantes. Apesar de a azia ser comum durante a gravidez, vale a pena tomar alguns cuidados para evitar esse desconforto.

Em primeiro lugar, é preciso entender por que a azia aparece durante a gestação, mesmo em mulheres que nunca sofreram com isso. Ela é causada pelas mudanças hormonais e do corpo. Como o útero ocupa cada vez mais espaço, o estômago e o intestino ficam pressionados e a digestão vai ficando cada vez mais lenta. Então, formam-se gases e, com o estômago pressionado, a comida sobe de volta ao esôfago.

Outro motivo é o aumento de progesterona no corpo durante a gestação. Esse hormônio causa o relaxamento da válvula que separa o estômago do esôfago e, conseqüentemente, os ácidos gástricos sobem para o esôfago dando a sensação desagradável de ardência no peito e na garganta, assim como o gosto ácido na boca.

Para amenizar a sensação de queimação é preciso ajustar a alimentação. O primeiro passo é cortar do cardápio alimentos pesados, com muitos condimentos, gordurosos e fritos, especialmente à noite. Evite também chocolate, café, frutas cítricas, tomate, vinagre e bebidas alcoólicas e gaseificadas. Para evitar o refluxo e ajudar a digestão, faça várias refeições pequenas e freqüentes durante o dia, coma devagar mastigando bem os alimentos e não beba muito líquido nas refeições.

Outro cuidado que pode ajudar a aliviar os sintomas é evitar deitar durante pelo menos uma hora após as refeições. Procure elevar a cabeceira da cama usando almofadas e travesseiros. Dormir em uma posição quase sentada, com a cabeça levantada, ajuda a manter os ácidos no estômago.

Também é importante controlar o seu peso e usar roupas largas e confortáveis, que não apertem a cintura e o estômago. Se esses cuidados não ajudarem a aliviar a azia, procure um médico. Ele poderá avaliar melhor seu estado e, se necessário, receitar o uso de um antiácido.

Texto de Paula R. F. Dabus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você achou interessante o que eu escrevi e resolveu comentar... espero críticas - sejam ela construtivas e destrutivas -, desde que não xinguem, tudo bem.
VOLTE SEMPRE!!