quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Teste do coraçãozinho

core
Vocês conheciam esse teste???? vou ser honesta, nem eu sabia que existia até a visita a nova pediatra da minha filha… ela falou sobre a importância deste novo teste, me falou o seguinte:
Um a dois em cada mil recém-nacidos apresentam cardiopatias congênitas críticas que podem ser apontadas pelo teste do coraçãozinho.
Então fui pesquisar na internet e descobri muitas coisas a respeito. A oximetria de pulso, também conhecida como teste do coraçãozinho, trata-se de um exame simples, indolor e rápido que deve fazer parte da triagem de rotina de todos os recém-nacidos, pois é importante um diagnóstico precoce de cardiopatias congênitas críticas, que muitas vezes são doenças graves, constituindo-se risco de morte para o neném.
O teste deve ser realizado nos primeiros dias de vida do recém-nascido, deve ser feita na mesma ocasião dos demais testes de triagem neonatal (pezinho, olhinho e orelhinha) e das primeiras vacinações, entre a primeira e segunda semanas de vid, quando a mãe puérpera já está mais confortavel para sair de casa.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria que 30% dessas cardiopatias congênitas podem ser detectadas pelo teste do coraçãozinho e que 40% dos recem-nacidos recebem alta sem diagnóstico. Essas cardiopatias podem passar despercebidos durante as USG obstétrica realizadas no pré-natal e no momento de alta da maternidade, e só serão detectadas se ocorrer uma busca maior. Embora se constitua exame de acurácia confiável, como qualquer outro teste de triagem neonatal a suspeita apontada precisa ser confirmada pelo médico assistente da pediatria e pelo cardiologista.
Este teste já é obrigatório em alguns Estados do Brasil, sendo que no Mato Grosso do Sul o pioneiro, porém ainda não há uma legislação federal específica. Em Porto Alegre já existe um projeto para que o teste seja obrigatório nas maternidades públicas ou conveniadas ao SUS e em Curitiba, desde 08 de março de 2012 já é OBRIGATÓRIO na rede pública.
No Pará o teste do coração ainda não é realizado regularmente…
Então mãezinhas, não arrisquem, peçam pro pediatra de seu filho uma autorização para fazer, e vá a um cardiologista para que ele o realize… não corra risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você achou interessante o que eu escrevi e resolveu comentar... espero críticas - sejam ela construtivas e destrutivas -, desde que não xinguem, tudo bem.
VOLTE SEMPRE!!