quarta-feira, 2 de maio de 2012

Planejamento do Parto

partonormal1

Há 1 mês e alguns dias do nascimento da minha filha (estou na 34ª semana) sonhando com o parto normal (natural ou não) hoje resolvi enviar uma mensagem para a Doula que quero que me acompanhe no meu parto, enviei um sms e um email (santa inclusão digital, consegui fazer tudo por celular):

Em 2 de maio de 2012 10:34, Gisele Lioli escreveu:

Sabrina, bom dia podemos nos ver de segunda a sexta a partir de 15h... Quero programar meu plano de Parto.

Gisele 
Enviado via iPhone

Nem demorou muito, e me veio a resposta...
Re: Planejamento do meu Parto
DE: Sá ɐuıɹq
PARA: Gisele Lioli

Quarta-feira, 2 de Maio de 2012 10:48

Oi, Gisele!
Tudo bem? Bom, para inicio de conversa, peço que leias o link a seguir para pensares sobre o teu plano: http://www.amigasdoparto.com.br/plano.html
Dai, em cima do que pensares, a gente se encontra para conversar. Pode ser no dia 09/05, as 15h. Oks?
Abraços
Sabrina

Lendo tudo dei uma travada, nunca pensei, apesar de ir aos encontros no Ishtar,  que fosse tão cheio de informação, informações essas que eu nem tinha me tocado de que precisava saber, pensei que era chegar e parir, estava perdida e fui ler o ponto a ponto sobre o tal planejamento no meu trabalho mesmo pra saber as respostas as minhas dúvidas.

Vocês MAMÃES sabiam que vocês na hora do parto tem direito e deveres que os médicos não te deixam escolha?! e às vezes você neste momento que está tão fragilidade, sentindo aquela dor enjoada se deixa levar pelas ameaças da pessoa que deveria te passar tranquilidade, vamos lá, existe um planejamento antes, durante e depois do parto, e planejamento de parto cesárea também:

ANTES DO PARTO a mamãe se quiser  tem direito (muitas vezes tolidos), e poucas sabem disso:

  1. A presença de um acompanhante (desde a hora da admissão até o nascumento;
  2. Presença de outras pessoas da família durante o trabalho de parto e parto em si;
  3. Lavagem intestinal não é obrigatório se o intestino funcionou direitinho nas últimas 24h
  4. Liberdade de caminhar e mudar de posição (este é o melhor… em uma situação desconfortavel não dá pra prender uma mulher naquela situação);
  5. uso de água no trabalho de parto
  6. bebidas leves, alimentos com alto teor de carboidrato e pouca gordura à vontade;
  7. Objetos pessoas a vontade;
  8. Tricotomia (raspagem dos pelos pubianos) apenas se desejado;
  9. Infusão intravenosa apenas se houver indicação médica;
  10. monitoramento fetal se houver indicação médica
  11. Rompimento espontâneo da bolsa;
  12. Medicação para alívio da dor só se solicitado;
  13. Presenção de acompanhamento de parto profissional para suporte continuo (doula, massagista, fisioterapeuta, e outros profissionais que não tenha vínculo com o hospital);
  14. Ocitocina ou drogas de efeito similar para acelarar o trabalho só com necessidade médica;
  15. uso de suíte de parto para o próprio trabalho em si.

NO PARTO

  1. Posição para expulsão confortável (pra mamãe) que seja eficiente;
  2. não usar estribos ou perneiras a posição de litotomia que é mais comum, a famosa com pernas amarradas em estribos ou perneiras, nesta posição aumenta ainda mais as chances de laceração;
  3. Episiotomia (famoso corte), só se necessário;
  4. Anestesia peridural ou raquidiana apenas se necessário;
  5. Nascimento suave, parto leboyer é procedimento diminui um trauma sensorial e físico no neném;
  6. campleamento do cordão apenas quando parar de pulsar;
  7. Corte do cordão feito pelo pai (no meu caso pela minha mãe);
  8. bebê colocado imediatamente no seu colo (braços, barriga...) nada de deixar o médico sequestrar a criança pra fazer limpeza;
  9. Bebê amamentado assim que possível;
  10. Antibiótico oftalmológico ou nitrato de prata apenas depois do período de vínculo (essa eu nem sabia que eu podia exigir que fosse feito depois);
  11. Placenta expulsa espontaneamente da parede do últero (sem precisar fazer raspagem ou curetagem);
  12. vínculo precoce mamãe-bebê;
  13. tirar fotos ou filmar o parto (MEU DIREITOOOOO….).

no PÓS PARTO:

  1. Amamentar;
  2. NÃO pode haver separação entre mãe e neném;
  3. NÃO oferecer ao bebê água, leite, chupeta ou bicos;
  4. alojamento conjunto;
  5. pai ou acompanhante no quarto até o neném receber alta;
  6. visitação a vontade dos irmãos mais velhos.

de posse dessa lista, vou fazer meu planejamento e conversar com a DOULA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você achou interessante o que eu escrevi e resolveu comentar... espero críticas - sejam ela construtivas e destrutivas -, desde que não xinguem, tudo bem.
VOLTE SEMPRE!!