sábado, 4 de novembro de 2023

As dificuldades de se arrumar emprego quando se é mãe solo


Sempre quis tocar nesse assunto, mas nunca tive uma idéia perfeita para falar sobre Mães solo, até eu ser chamada para uma entrevista de emprego, e na hora do teste eu teria que atender clientes e fazer designs em tempo real para que estes clientes comprassem camisetas personalizadas na hora, atendi alguns clientes até olhar para o relógio e ver que estava na hora de ir buscar minha filha na escola, sim ela estuda até as 11:20 e eu já estava na empresa ainda em teste para o trabalho e eu não tenho suporte para buscar minha filha na escola enquanto trabalho, e o pai do meu caçula estava aos berros com raiva porque o menor estava chorando querendo a mim e não parava de gritar, e me veio a cabeça, a MÃE ESTÁ SEMPRE ERRADA, porque elas muitas vezes enfrentam desafios significativos ao procurar emprego devido a uma série de fatores complexos. Aqui estão algumas razões pelas quais isso pode ser difícil:

  • Responsabilidades familiares: Mães solo muitas vezes têm a responsabilidade principal de cuidar dos filhos. Isso pode limitar sua disponibilidade para trabalhar em horários regulares ou flexíveis, o que pode dificultar a obtenção de emprego.

  • Falta de suporte familiar: Muitas mães solo não têm o apoio de um parceiro ou familiares que possam ajudar com o cuidado das crianças (muitas das vezes o pai tá dentro de casa, mas não quer "cuidar" do próprio filho. Isso pode aumentar o estresse e a pressão sobre elas, tornando mais difícil encontrar e manter um emprego.

  • Necessidade de flexibilidade: As mães solo muitas vezes precisam de horários flexíveis para acomodar as necessidades de seus filhos, como levar as crianças à escola, consultas médicas e atividades extracurriculares. Muitos empregadores não oferecem essa flexibilidade.

  • Creche e custos relacionados: A creche pode ser cara, e as mães solo muitas vezes lutam para encontrar serviços de creche acessíveis e de qualidade. Isso pode tornar o trabalho inviável financeiramente.

  • Discriminação de gênero: Algumas mães solo podem enfrentar discriminação de gênero no mercado de trabalho, com empregadores preocupados com sua capacidade de equilibrar trabalho e família.

  • Barreiras de acesso à educação e treinamento: Mães solo podem enfrentar obstáculos para obter a educação e o treinamento necessários para competir no mercado de trabalho, devido a restrições de tempo e recursos limitados.

  • Estigma social: O estigma social em relação às mães solo ainda existe em algumas comunidades, o que pode afetar a percepção e as oportunidades de emprego.

É importante notar que muitas mães solo são altamente qualificadas e capazes, e o desafio de encontrar emprego muitas vezes está relacionado a fatores sistêmicos, como políticas de licença parental inadequadas, falta de apoio para creche e falta de flexibilidade no local de trabalho. Melhorar o acesso a cuidados infantis acessíveis, promover a igualdade de gênero e combater a discriminação no local de trabalho são passos importantes para ajudar as mães solteiras a encontrar e manter empregos de maneira mais eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você achou interessante o que eu escrevi e resolveu comentar... espero críticas - sejam ela construtivas e destrutivas -, desde que não xinguem, tudo bem.
VOLTE SEMPRE!!