domingo, 17 de outubro de 2021

Minha filha e a Aicmofobia



Minha filha desde pequenina apresentou um pânico com relação a injeção, de início eu achava que esse medo iria passar, e o tempo foi passando e só aumentou, de início eram choros constantes, escândalos, hoje em dia com 9 anos outras manias se aliaram a ponto de não acharmos que era um medo comum, ela começou a ter pânico, ansiedade (não dorme no dia anterior), suor frio, sensação de desmaio, choro, diarréia, vômito. Já tem um tempo que tenho conversado com ela, mas não tem surtido efeito, ela fica com mais medo, só consegue deixar duas pessoas aplicarem injeção nela, e uma dessas pessoas é a minha vizinha Daniele.
Mas o que viria ser esse medo??? eu li muito a respeito pra tentar amenizar os sintomas na minha filha, entretanto não tenho conseguido e agora eu terei que coloca-la pra conversar com um psicólogo pra ajudar a externar o que ela sente quando vê agulhas. Uma psicóloga do Hospital Felício Rocho, expressou bem o que minha pimentinha sente -“Muitos medos podem parecer banais e sem valor. Mas, para algumas pessoas, os medos ganham status de sofrimento e se caracterizam como fobias, impactando vários aspectos na vida da pessoa. É preciso valorizar e reconhecer quando algo está acima do próprio controle e que causa impactos negativos para aquela pessoa”, se é complicado para as crianças terem esse pânico e crise de ansiedade, imagina quando os pais não dão tal importância e essa criança cresce frustrada por não ter sua dor levada a sério, ou ver que seu pânico vira motivo de meme na internet (eu por exemplo não filmo minha filha tendo suas crises, fotografei uma vez o rosto de pavor dela, suando frio, quase desmaiando...), acho o fim da picada ver as pessoas rindo de adultos em pânico, e não quero que minha filha seja exposta.


Não é fácil lidar com isso, mas tem inúmeras maneiras

Como saber se tenho aicmofobia?

Alguns sintomas podem indicar que você sofre de aicmofobia, como:
Sensação de desmaio ao ver ou pensar em agulhas;
Arritmia cardíaca ou aumento na pressão arterial ao ver ou pensar em agulhas;
Falta de ar, boca seca, tremores, náuseas ou, até mesmo, ataque de pânico ou ansiedade.

Para ajudar a solucionar seu medo, recomenda-se buscar profissionais especializados para te ajudar a entender as causas desses sintomas e qual o tratamento é mais adequado para ser seguido.
Como lidar com criança com medo de vacina?

O medo das vacinas em crianças é muito comum e pode atrapalhar na hora da proteção. Os pais ou responsáveis podem influenciar esse medo nas crianças, mesmo que involuntariamente, demonstrando o próprio receio, por exemplo. Por isso, os pais devem dar o exemplo ao serem vacinados e coletarem exames de sangue, encorajando os pequenos a fazerem o mesmo.
Dicas para vacinar crianças com medo de vacina

Algumas dicas para auxiliar na hora de vacinar bebês e crianças e driblar o medo deles são:
Não omita a verdade: Não diga ao seu filho que a vacina não irá doer, mas explique que a criança poderá sentir uma dor suportável e que será temporária.
Mostre tranquilidade: Seja o maior exemplo na hora da vacinação, explique às crianças que será rápido e tranquilo tomar a vacina.
Controle a birra: Mesmo que seja difícil lidar com esse momento sem perder a paciência, mantenha-se firme e mostre que está lá por ele e que nada de mal vai acontecer. Acolha a criança com calma e não utilize tons de ameaça.
Não sofra junto com seu filho – entenda que a vacina é a melhor opção: Não demonstre pena ou medo pela criança. Trabalhe para que o bebê ou a criança se sintam seguros ao seu lado e que, após tomar a vacina, estarão protegidos de doenças que podem ser mortais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você achou interessante o que eu escrevi e resolveu comentar... espero críticas - sejam ela construtivas e destrutivas -, desde que não xinguem, tudo bem.
VOLTE SEMPRE!!