terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Fim do ano chegando...


Me afastei um pouco do blog, por motivos pessoais, estava muito deprimida por conta da perda de minha mãe, mas resolvi voltar, pra deixar a par a um pouco da minha filha, que aliás, esse blog é pra servir de registro pra ela ler depois, já mocinha (vai ter vergonha das loucuras que a mãe escreveu pra ela, TALVEZ resolva apagar, quem sabe.)

Mariana já com 5 anos, tem algumas coisas que inicialmente eu ria muito, achando engraçadinho, mas depois entendi que após as perdas que tivemos, ela adquiriu uma preocupação exorbitante quanto a saúde (pra uma criança de 5 anos é meio louco pensar em saúde agora, eles nem ligam), ela agora é viciada em vídeos de primeiros socorros, e sempre assiste vídeos no youtube sobre doenças que a vó dela tinha (exemplo câncer, diabetes, pressão alta, etc.), eu um dia disse (um pouco irritada com ela): "Minha filha, pára, você parece um hipocondríaco", e ela perguntou com um rosto pálido: "O que é 'Hipocondri'? Eu irei morrer, mamãe?" foi aí que percebi, que ela tem medo de que alguém mais morra na família (perdemos várias pessoas, minha avó materna, melhor amiga, irmão, tio e por fim minha mãe), e ela tá muito preocupada.

Pra melhorar isso, temos sido acompanhadas pela psicóloga da escola da Mariana, ela mudou muito de comportamento, tem alguns medos normais de criança, mas também tem alguns medos de adulto, medos com morrer (não lembro na idade dela ter esse tipo de preocupação).

Hoje ela me disse: MAMÃE, EU TENHO RISCO DE TER DIABETES??? e eu sei que na nossa família tinham muitos casos, minha mãe era diabética, mas não quero assustar a minha filha, disse que ela era muito pequena pra pensar nisso, mas se quiser, a gente vai a médica e faremos testes pra ver se ele tem essa doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você achou interessante o que eu escrevi e resolveu comentar... espero críticas - sejam ela construtivas e destrutivas -, desde que não xinguem, tudo bem.
VOLTE SEMPRE!!