domingo, 17 de abril de 2016

Amizade na Infância

Chá das Princesas na casa da amiguinha da Mariana. Arquivo Pessoal
Uma novidade aconteceu na minha vida, uma superação melhor dizendo, minha filha foi brincar na casa das amiguinhas... nunca tinha saído sem mim, e pensei que ia dar xabu, e por incrível que pareça, não deu, minha filha se comportou, brincou a tarde toda (das 16h às 19h ), e não queria ir pra casa, se vestiu de bailarina princesa, comeu direitinho, e superou minhas expectativas.
Lembrei de um artigo que li, sobre a importância do melhor amigo na infância. Partindo do princípio de que a socialização é necessária para melhorar também a autoestima dos nossos pequenos, e pra mim melhorar o convívio com outras crianças (caso mais tarde Mariana ganhe um irmãozinho ou irmãzinha).
Se ter amigos na vida adulta é bom, imagina no maternal? na fase de desenvolvimento de caráter? é de grande valia para que essa criança desenvolva psicologicamente mais saudável. Lendo sobre o assunto achei isso:

* Seu filho precisa saber que você valoriza seus amigos. Converse com ele sobre os colegas de escola, conheça os amiguinhos e o motivo por que seu filho gosta deles. Isso ajuda a manter um diálogo contínuo sobre a importância da amizade.
* Respeite a forma como a criança socializa. Algumas preferem estar em grandes grupos, ao passo que outras sentem-se mais confortáveis com um ou dois amigos próximos. Há as que fazem amizade rápido, e as que levam mais tempo. É um processo perfeitamente natural e que não deve ser forçado pelos pais.
* Permita que a criança tenha tempo para conhecer e brincar com outras crianças. Seja flexível com os horários familiares, de modo que seu filho possa aceitar convites dos amigos e participar de atividades lúdicas com eles.
* Tenha horários disponíveis para visitar outras famílias que tenham crianças da mesma idade. Se o seu filho parece ter dificuldades com novos amigos, ajude-o apresentando outras crianças. Quando os pais são amigos, os filhos têm uma tendência natural de brincarem juntos. Uma amizade duradoura pode nascer daí.
* Se o seu filho é tímido, encoraje-o a convidar um colega para brincar em casa ou num parque, sob sua supervisão. É dessa forma que, gradualmente, ele vai adquirir mais habilidades para colocar-se em grupos maiores. Piccolo Universe

Mas para quê estou falando sobre o assunto, simples... ENSINEM SEUS FILHOS A CATIVAREM AMIGOS, é necessário, é bom, ajuda na maturação deles, ensinem que devem repartir brinquedos, que devem ser honestos, é muito bom, vou repetir a dose com a Mariana ir a casa das amigas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você achou interessante o que eu escrevi e resolveu comentar... espero críticas - sejam ela construtivas e destrutivas -, desde que não xinguem, tudo bem.
VOLTE SEMPRE!!