quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Como ser uma criança organizada

EQuem me conhece sabe que não sou nem de longe a mulher mais organizada, mas tento ao máximo, e é por isso que estou lendo muito, estudando bastante, tenho uma desorganização interna que reflete até no meu quarto...
Acho que até essa desorganização está atingindo a minha convivência com a minha filha, que está virando uma mini acumuladora como eu, compartilho com ela meu quarto na casa dos meus país (tenho meu apartamento, mas precisei deixar esse plano de morar sozinha para outra vez, depois do falecimento de meu único irmão (tem postagens sobre o assunto).
Li no jornal O LIBERALZINHO (domingo, 11 de janeiro de 2015) a matéria que foi entitulada com o mesmo nome deste post, e resolvi transcrever para ajudar outras mamães que tem o mesmo probleminha que eu tenho.


Algumas crianças nascem com mais propensão a ordem, outras tem uma pequena tendência à bagunça, que também faz parte da infância. Mas noções de espaço e arrumação começam em casa, afirmam os especialistas, e cabe aos pais ajudar aos filhos a descobrirem que é legal manter arrumado aquilo que lhes pertence.
Desde cedo, os pais devem atentar que as noções mudam-se acordo com a fase do desenvolvimento da criança, porém o objetivo é sempre o mesmo: mostrarque os filhos podem e devem cuidar de seus espaços e pertences, como brinquedos, material escolar e roupas, por conta própria.
E tem mais, dizem os psicólogos: toda criança pode entrar no ritmo de organização da casa, desde que veja a mãe e o pai agindo de acordo com o que pedem. O importante de envolver a criança no processo de organização é tornar aquilo muito natural para ela, como parte de seu dia-a-dia.
É importante também que os pais tirem desde cedo o estigma machista de que só a mulher arruma a casa: meninos e meninas devem saber que têm tarefas, independente do sexo.
Com um pouco de criatividade e consistência, os pais podem ensinar os filhos a serem organizados.

Estabeleça limites
Saiba o quanto cobrar do seu filho, e até onde permitir. É importante que seu filho tenha um mínimo de organização e disciplina no seu quarto, com as coisas do restante da família. Mas todos os excessos não são bons, então pegar no pé dele com um perfeccionismo exagerado não é o melhor caminho.

Ajude a planejar a organização
Uma boa dica de organização é planejar antes que tipos de materiais e objetos serão necessários para cada tipo de tarefa. Por exemplo, se a ideia é organizar a bagunça do quarto, sugira que seu filho use caixas organizadoras, para guardar livros, brinquedos e miudezas. Assim a tarefa fica mais fácil.

Mostre como arrumar
A partir dos dois anos de idade, as crianças já podem ajudar em algumas tarefas domésticas. Já com oito anos elas são capazes de fazer tudo sozinhas. Então, incentive seu seu filho desde cedo a criar hábitos responsáveis dentro de casa não será uma obrigação para ele, será algo natural é prazeroso.

Estabeleça uma rotina
É importante que os limites sejam bem claros, e que isso faça parte da rotina diária. Assim, estabeleça o horário de dormir, tempo do banho, tempo para ficar no telefone, ver Tb, ficar no computador, jogar videogame - e no caso de filhos adolescente, o horário que eles têm que chegar em casa das baladas e festinhas.

Você é o modelo
Se você não é organizado e deixa tudo jogado pela casa, não vai adiantar pegar no pé de seu filho para que ele faça as coisas de um jeito diferente - pois tanto a criança quanto adolescente veem nos pais como o principal exemplo para suas vidas. Faça também a sua parte querer filho se espelhará em você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você achou interessante o que eu escrevi e resolveu comentar... espero críticas - sejam ela construtivas e destrutivas -, desde que não xinguem, tudo bem.
VOLTE SEMPRE!!