quarta-feira, 12 de março de 2014

Mariana e as viroses

Arquivo Pessoal: Mamando e dormindo um pouquinho...


Vou contar as maravilhas e agruras de levar seu filho para a escola, desde ontem minha pimentinha apresentou 3 pontinhas no rosto e eu jurava ser alergia e já iria comprar antialergico (ia automedicar), mas pensei: "vou na minha prima que é médica e tem um filho que tem alergia alimentar e ela sabe bem os sintomas!" #partiu #casa #da #prima (sem piadinha!)
Chegando lá, ela pediu para irmos para o quarto mais claro da casa e quando olhou pra minha filha (que aquele momento já estava com o corpo inteiro pintado): tem dois tipos de enfermidades que causa isso: rubéola e virose, mas parece ser virose, Gi!
Fui ao posto de urgência e emergência do plano de saúde dela e a médica examinou e constatou o mesmo: VIROSE.
A terceira em 1 mês (a primeira foi febre e corpo mole, a segunda foi vômito e diarreia e 14h de observação na urgência esta é a terceira). E o que a médica me receitou???? NADA! Me disse: se tiver febre de antitérmico...
Arquivo pessoal: Neném da mamãe toda pintadinha
Esclarecendo um pouco do que a Mari tem:

Roséola Infantum ou Exantema Súbito
- As vovós a conhecem como a "sexta doença";
- Causada pelos Herpesvírus 6 (tipos A e B) e alguns poucos casos pelos Herpesvírus 7;
- Até os 6 meses de vida os bebês são protegidos contra a infecção graças à transferência de anticorpos maternos através da amamentação;
- O pico de aquisição da doença ocorre entre 6 meses e 15 meses de vida;
- Transmissão: adultos saudáveis (que possuem o vírus sob a forma latente) expelem gotículas de saliva contendo o vírus que penetra no organismo através das mucosas da boca, do nariz ou dos olhos. Muito comum em bebês que são beijados na boca pelos pais ou que com eles dividem colheres etc. Muito raramente, pode haver a passagem transplacentária do vírus;
- O período desde o contato com o vírus e o surgimento dos sintomas é de aproximadamente 10 dias;
- Sintomas: inicia-se com quadro de rinorréia ("nariz escorrendo"), inflamação faríngea ("faringite") e eritema conjuntival leve ("olhos vermelhos"). Depois surge febre alta (39o. a 40o.C), irritabilidade e anorexia ("falta de apetite"). A febre dura de 3 a 5 dias e pode desaparecer abruptamente (o que é o mais frequente) ou lentamente. Cerca de 12 a 24 horas após o desaparecimento da febre, surge o exantema ou rash: são máculas ("manchas") rosadas, pequenas, que aparecem inicialmente no tronco e depois disseminam-se pelo pescoço, face e extremidades proximais. O rash não causa prurido ("coceira") nem descamação, e dura, em média, 1 a 3 dias;
 Agora me digam, se meu coração de mãe aguenta???

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você achou interessante o que eu escrevi e resolveu comentar... espero críticas - sejam ela construtivas e destrutivas -, desde que não xinguem, tudo bem.
VOLTE SEMPRE!!