quarta-feira, 3 de julho de 2013

13 meses

2

Como seu filho está crescendo

Ele já deu os esperados primeiros passos? Se não deu, logo logo vai conseguir. Se conseguir, registre o fato com fotos ou filmagens. Não precisa ficar preocupada se por enquanto seu filho só quer saber mesmo é de engatinhar -- há crianças perfeitamente normais que vão andar cinco ou seis meses depois do primeiro aniversário.
A curiosidade da criança cresce a cada dia que passa. Ela vai querer saber, por exemplo, o que acontece se passar a mão cheia de gelatina vermelha na parede -- esse tipo de "obra de arte" vai ser cada vez mais frequente na sua vida a partir de agora.
Leia mais detalhes interessantes sobre o desenvolvimento da criança com 1 ano e 1 mês.

Como fica sua vida: bata um papinho

A comunicação com seu filho está ficando mais sofisticada. É provável que ele já saiba dizer "mamá" e "papá" e talvez alguma outra palavra que dê para reconhecer (normalmente só os pais mesmo é que reconhecem). Mas ele sabe se fazer entender até sem precisar falar.
Quando quer ir para o chão, se transforma numa minhoca e se joga para baixo. Se quer colo, puxa sua roupa. Nessa idade, a criança entende boa parte do que você diz a ela no dia-a-dia, por isso converse bastante com seu filho e aproveite para ler histórias.

Problemas de visão

Se seu filho parece forçar a vista para enxergar, ainda fica "vesguinho" ou tem dificuldade para olhar para todos os lados, agora é a hora da consulta ao oftalmologista.
Caso você ou o pai da criança usem óculos, vale a pena também já levar seu filho pela primeira vez ao oculista. O tratamento de problemas de visão é mais eficaz quando começa cedo. Boa parte dos planos de saúde cobre o atendimento oftalmológico.

Dica de mãe para mãe

"Quando estou sozinha em casa com minha filha e preciso tomar banho, primeiro dou um banho nela, deixo-a sequinha e a coloco na banheirinha dela mesmo, já seca, do lado de fora do box, no chão, enquanto tomo meu banho, bem rápido. Ponho alguns brinquedos para ela se distrair e dá certo. Só funciona porque ela fica quietinha, não tenta sair da banheira."
Mande você também a sua dica!

Veja também:

• Seu filho já tomou a vacina de 1 ano? A tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Informe-se no posto de saúde ou clínica de vacinação sobre possíveis reações, como uma febrinha, não tão raras com esse tipo de vacina.
• Pensando em viajar com seu filho? Temos dicas para um passeio sem estresse.
http://brasil.babycenter.com/s3500026/a-crian%C3%A7a-de-1-ano-e-1-m%C3%AAs#ixzz2ZMnJg0Xq

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você achou interessante o que eu escrevi e resolveu comentar... espero críticas - sejam ela construtivas e destrutivas -, desde que não xinguem, tudo bem.
VOLTE SEMPRE!!